Correio Popular Notícia


RONDÔNIA
Ministério da Integração quer agilizar reconstrução

Data da notícia: 25/09/2014
Foto:

(Da Redação) Uma missão da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, esteve em Rondônia, com o objetivo de apoiar o governo estadual na elaboração de um plano de ação para a reconstrução das cidades atingidas pelas cheias do Rio Madeira no início deste ano.
[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20140925-121.jpg[/IMG] A equipe irá visitar a capital Porto Velho e as cidades de Guajará-Mirim, Nova Mamoré, Pimenta Bueno, Cacoal e Costa Marques, para vistoriar abrigos e áreas afetadas. ?A visita visa a facilitar o processo de reconstrução. A cheia que atingiu o Estado foi uma das mais graves já registradas, e apoiar os gestores locais é apoiar a população?, afirma o secretário da Sedec em exercício, Alexandre Gomes.
Composta por seis pessoas, a equipe da Sedec busca alternativas para avançar as ações de restabelecimento dos municípios castigados pelo evento. Também estão envolvidos na vistoria o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil Estadual, que vão repassar à secretaria um mapeamento das áreas mais atingidas pela cheia do Madeira.
?Estar próximo do problema oferece uma real noção da situação e, desta maneira, é possível classificá-lo e definir o que é restabelecimento e reconstrução. Isso facilita a construção do plano de ação e a consequente destinação de recursos a Rondônia?, explica o representante do Ministro da Integração, o secretário de Defesa Civil, Alexandre Gomes.
Alexandre Gomes reuniu-se com membros do Estado, em busca de montar um plano estratégico embasado no restabelecimento das regiões atingidas pela cheia do Rio Madeira, no início deste ano. Pelo Estado estão envolvidos o Corpo de Bombeiros, e a Defesa Civil que juntos levarão in loco a partir desta semana os representantes do governo federal em todas as regiões atingidas. ?Mostraremos todo um trabalho que o Estado realizou de mapeamento dessas áreas consideradas as mais devastadas por conta da cheia do Madeira?, lembra o coronel Silvio Luiz Rodrigues.
Até sexta-feira, o secretário do Ministério da Integração Nacional, Alexandre Gomes, e a equipe formada por técnicos percorrerão e farão sobrevoos nos municípios. No encontro também participaram representantes de empresas e setores estaduais que também sofreram danos por conta da invasão das águas. Como o plano de ação já está montado pelo Estado de Rondônia, a esperança é que assim que as vistorias sejam feitas pelos mesmos, o Ministério da Integração Nacional possa disponibilizar os recursos para a recuperação. Com informações das Assessorias.

Fonte:






Noticia vista 1478 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.